Lilypie First Birthday tickers

12 de março de 2011

24 semanas e mais análises!


.


Na 4a feira lá fui fazer mais umas análises (para não variar:p) e foi altura de fazer o "famoso" teste de tolerância à glicose para despistar a diabetes gestacional, teste esse também chamado de Teste de O'Sullivan, que é normalmente feito às 24 semanas, mais coisa menos coisa. O teste consiste em bebermos 50 gramas de glicose diluído e medirmos a glicose no sangue após 1hora. A minha médica não quis que eu fosse em jejum e só lhe interessava mesmo o valor da glicose 1 hora após beber o liquido. No inicio pensei que este teste só era feito a grávidas já com suspeitas de poderem ter diabetes, mas eu, que nem nunca tive a glicose alterada (embora tenha historial familiar), tive de o fazer também, para despistar qualquer possibilidade.

Tinham-me falado horrores deste liquido!Que era tão enjoativo que dava uma vontade terrivel de vomitar, mesmo sendo um copo mais ou menos pequeno..ainda por cima com as minhas mais recentes azias e refluxos... Enfim, preparei-me para o pior....e, afinal, não custou nada!!Era um copo não muito pequeno, cheio de um liquido transparente e com algo a boiar, que soube depois que era sumo de limão concentrado que se ía desfazendo para dar um sabor um pouco mais agradável. O liquido estava um pouco fresco, o que ajudava a não perceber quase nada o doce da glicose...bebi aquilo mais ou menos num minuto...e não foi mais rápido, porque custa-me beber assim liquidos sem vontade de uma vez..mas não foi nada devido ao sabor. Menos mal!

A seguir, a técnica disse-me que se quisesse podia ir dar uma volta, mas sem me cansar. Ainda fui ver a montra da loja da BebeConfort que é mesmo ali ao pé, mas resolvi não entrar, porque tenho de lá ir com o marido para ouvir as explicações sobre todos os carrinhos e ovos possíveis e imaginários..não me apetecia ouvir sozinha tudo, voltar lá e ouvir tudo com ele..porque imagino que haja uma escolha tão grande que uma pessoa fique à nora!!:p

Como também ando numa fase que não preciso de andar muito para me cansar, resolvi voltar para o laboratório e esperar por lá, enquanto lia a minha revista sobre gravidez, parto  e primeiros meses do bebé (não vou comentar sobre a reportagem que li como decorre no geral um parto e como fiquei stressada depois de ler aquilo!..adiante!!)

A hora lá passou..consegui não adormecer, pois nesta noite tinha dormido umas 4 horas e estava exausta! (o mal dos fins-de-semana e feriados em que troco os horários todos!) e lá fiz mais uma picada para colher o sangue. Amanhã já terei os resultados.

Fico sempre um pouco ansiosa até ver os exames, com receio que algo não esteja bem. Desta vez a médica não pedia a análise à toxoplasmose (à qual não sou imune), mas como sou um bocado neurótica, acrescentei num post-it para a médica de familia também ma passar (porque a minha obstetra, que é de medicina particular, passa as análises num papel timbrado dela e depois vou pedir à minha médica de familia a requisição para não pagar nada).

Ainda pensei que a médica ignorasse o meu post-it, mas não..também me passou essa análise! E eu acho que é uma análise tão importante (devido aos efeitos gravissimos que pode ter no feto, caso se contraia a doença) que se deveria fazer todos os meses, mas pronto...assim ficarei mais descansada.

Entretanto ontem completei (completámos) 24 semaninhas. Este pestinha (no sentido fofo:D) já se mexe bastante, principalmente à noite quando estou sossegada na cama a ler...tenho visto a minha barriga a mexer, o que é algo fantástico! Já o consigo distinguir plenamente dos movimentos do intestino lol Porque no inicio dizem que é semelhante a isso, e quando acontece as primeiras vezes, ficamos na dúvida :p Mas não...é mesmo ele...e ás vezes dá cada safanão que eu me passo lol Não é dor..é estranho...mas dizem que lá para o final quase dói mesmo:/

Segunda feira tenho a consulta dos 6 meses...vamos torcer para continuar a correr tudo bem. Quanto ao cansaço não há nada a fazer mesmo, pois cada vez me sinto mais cansada, mas faz parte :D

7 comentários on "24 semanas e mais análises!"

Mary on 13 de março de 2011 às 17:03 disse...

Claro que vai correr tudo bem, já não falta assim tanto, já vejo a luz ao fundo do túnel!Ou melhor, vê el! LOL ************

Rita on 14 de março de 2011 às 00:29 disse...

Lol não me fales em tuneis nos próximos tempos:p

Anónimo disse...

se não és imune, a toxo deve ser pedida em cada trimestre, sim... provavelmente não terá reparado que não eras imune? de qualquer modo, continua com os cuidados :)
e sim, todas as grávidas têm que fazer o o'sullivan no 2º e 3º t. as que têm risco têm que fazer também no primeiro. se vier alterado, aí é que tens que fazer outro exame, parecido, mas com mais açucar e por mais horas :P (chama-se PTGO, prova de tolerância à glicose oral). esse é que faz mesmo o diagnóstico de diabetes.
:)

Rita on 14 de março de 2011 às 00:45 disse...

Não..ela sabe que não sou imune...e tem pedido sempre..só nestas ultima sé que não, mas eu tb tenho tido consulta todos os meses e há 1 mes tinha feito à toxoplasmose, por isso ela agora não mandou..deveria ser só no proximo mes..mas eu sou neurotica:P
Pois..tb li isso..q se este tiver alterado temos de fazer um de 3 horas!! (felizmente já vi que o meu está normalissimo!:D)

Obrigada pelas informaçoes..sempre mto bem-vindas!! ;)
beijinhos

Unknown on 15 de março de 2011 às 01:57 disse...

Olá, Rita, passei para retribuir sua visita e te desejar um parto tranquilo, com muita paz, amor e que estejas cercada de quem mais ama. Sou mãe de dois meninos e compreendo perfeitamente o que tem passado. Quando teu pequeno nascer, você se transformará e mudará de estatuto, serás uma nova pessoa. As crianças têm esse poder... lol Seu blog está lindo, parabéns! Bjs, bjs!

m.c. on 29 de março de 2011 às 11:55 disse...

tive que fazer 3 vezes esse teste e a primeira vez que fiz foi com 2 meses e andava na pior fase dos enjoos e teve que ser em jejum e tirar amostras de sangue 4 vezes, de hora em hora. a primeira vez vomitei tudo. à segunda lá consegui reter no estomago aquela coisa horrivel que só de lembrar já me enjoaaaaaaaaa
felizmente não tive diabetes:)

Rita on 29 de março de 2011 às 22:07 disse...

Tiveste que fazer o teste mto mais cedo que o normal! Desconfiavam de algo era? Ainda por cima logo esse que demora mais...que estranho, pq a mim disseram-me q era só mm aos 6 meses...só se houvesse outros indicios antes.
Estou a ver que tive sorte com o meu liquido! Pq toda a gente me fala super mal dele..este era fresquinho e qse n se sentia o doce...e o resultado foi oprimo, felizmente!;)

Enviar um comentário

 

Original Baby Blog template designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez