Lilypie First Birthday tickers

19 de fevereiro de 2011

O primeiro, finalmente! :)


.

O primeiro é o que custa mais, portanto cá estou eu, depois da minha irmã me ter posto este cantinho bonito, finalmente a fazer o primeiro post...antes que o rebento nasça e este blog continue em branco. É uma falha ainda não o ter feito, mas o tempo parece que não dá para nada...a não ser para trabalhar e dormir (alguma coisa).

Assim sendo, este será o meu cantinho, mais ou menos privado, onde irei falando da minha gravidez e, mais tarde, desse bebé (lindo, claro está!:p) já no seu novo mundo ;) Servirá como uma recordação para mim, para mais tarde, e, quem sabe, também para ele, se tiver paciência para ler o que a mãe escrever :)

Estou, portanto, com 21 semanas e 2 dias de gestação!:)
Posso dizer que felizmente, até agora, tenho tido uma gravidez bastante calma e serena. Nos primeiros 3 meses tive os habituais enjôos, em que estava quase a dar em doida, porque andava mal disposta desde manhã até à noite...só passava mesmo quando conseguia adormecer. Felizmente nunca cheguei a vomitar (até porque essa façanha para mim só acontece em última instância mesmo), mas a má disposição e enjôos eram demais!
Daí nem conseguir comer muito nessa altura e, assim, conseguir manter um peso bastante aceitável. A minha obstetra também é bastante exigente no que diz respeito ao peso, porque quer evitar complicações durante a gravidez (diabetes gestacional e assim) e mesmo durante o parto, pois quando não se ganha um peso exagerado, o parto torna-se bem mais fácil. Além disso, depois não custará tanto a voltar ao peso inicial.
Até agora posso dizer que estou no bom caminho porque só engordei 2 quilos, o que, segundo o normal, é bem abaixo da tabela. Só espero continuar assim.
Também, sou sincera, não tem sido muito dificil, porque felizmente não ganhei aquela fome extra de devorar tudo o que me aparece à frente de que tantas grávidas se queixam. Tenho a fome normal e tento comer alimentos que sei que vão trazer mais nutrientes ao bebé. Claro que, de vez em quando, lá faço uns disparates e lá vão uns doces ou um MacDonalds (se alguém fizer queixa à minha médica eu desminto tudo!!).

Passados os enjoos das primeiras 12 semanas (e foram praticamente mesmo apenas as 12 semanas iniciais), continuei com uma gravidez bastante calminha. Sempre tive, desde o inicio, umas dores no baixo ventre, mas que são devido às fibras do útero estarem a esticar (a fazer o devido trabalho, portanto)..são semelhantes a dores da menstruação, mas que não duravam muito..íam e vinham, faceis de aguentar.
Na semana passada, essas dores tornaram-se, de repente, muito fortes e eu entrei um pouco em pânico, porque fiquei com receio de não serem dores normais. Tentei achar a minha médica, mesmo durante o fim-de-semana e tudo, mas não consegui porque ela estava fora da cidade. Portanto, liguei a um grande amigo dos meus pais, ginecologista e obstetra (e que, por acaso, foi quem me pôs neste mundo) e ele acalmou-me e disse que seriam só as tais dores ligamentares e para eu ir comprar uma cinta de sustentação imediatamente. Eu já tinha uma encomendada há uns dias na farmácia do marido, mas como nunca mais vinha, nesse dia (sábado passado) tive de ir comprar uma de urgência. E a verdade é que as dores melhoraram quase de imediato. Continuo a tê-las (mais à noite depois de andar o dia todo de pé a trabalhar), mas aguentam-se melhor e a cinta ajudou bastante, até porque a barriga começa a crescer e serve de apoio.

E sim, esta barriga, nas últimas 2 semanas, começou a crescer feita doida! Até um pouco antes das 20 semanas ninguém percebia que eu estava grávida...apenas quando eu contava (e nem contei a muita gente até essa altura). Mas agora deu um verdadeiro pulo (ela tem que crescer, right?) e agora, mesmo na farmácia, quase toda a gente se apercebe e me pergunta se estou de bebé...acho que já passei aquela fase em que ficam na dúvida se estou grávida ou um pouco mais gorda :P Até porque como está empinada e redondita, percebe-se que não é gordura:p

E, para ficar registado, comecei a sentir este feijãozinho no dia em que completei 20 semanas! De inicio, fiquei na dúvida se seria ele...já tinha lido que podemos ficar na dúvida, porque é parecido com borbulhinhas ou, ás vezes, até com movimentos do intestino. E eu sentia assim uma espécie de borbulhar no fundo do ventre..mas aquilo aconteceu várias vezes, até que percebi que era mesmo ele. Coincidiu, aliás, com a altura em que comecei com mais dores. E agora, todos os dias o sinto...não muitas vezes, mas algumas, principalmente quando estou sentada..a maior parte das vezes até quando faço a viagem de 30 minutos de casa-trabalho ou trabalho-casa.
É muito reconfortante senti-lo..saber que está ali a mexer-se dentro de nós..é também bem estranho:)

No dia 14 de Fevereiro (sim o dia dos namorados este ano ficou bem marcado) fiz a ecografia morfológica dos 5 meses e pude ver os orgãozinhos dele todos (ou acreditar no que a médica me apontava porque aquilo me parecia tudo igual!!) e saber que está tudo normal com o seu crescimento, o que me deixou bastante descansada e mais calma, pois é uma eco que marca uma fase muito importante. Confirmou-se também que é um menino! :) A minha médica, na ecografia dos 4 meses, já nos tinha dito que era um menino (e tinhamos visto a pilinha e tudo:)), mas como aos 3 meses nos disse que era muito provável que fosse uma menina, estávamos ainda com algumas incertezas ehehe Mas é um pilocas ;) Ainda sem nome, mas também ainda falta muito tempo!

Bem e para primeiro post, acho que já chega. Vamos esperar que eu consiga actualizar isto frequentemente! :)

E obrigada futura tia por teres posto o cantinho do teu futuro sobrinho tão fofo!;)















9 comentários on "O primeiro, finalmente! :)"

Anónimo disse...

Parabéns à tia, o cantinho está mesmo muito bonito.
E parabéns aos pais mais uma vez :)
Beijinhos.

Anónimo disse...

Que bom :) ca estou eu a espera dos proximos posts, e toca a procurera um nome ;)

Anónimo disse...

estaremos cá para te acompanhar ;)

Maggie on 19 de fevereiro de 2011 às 22:02 disse...

Estou ansiosa por saber o nome :)

Rita on 19 de fevereiro de 2011 às 23:17 disse...

Obrigadas!! Assim que o nome for decidido...cá virei anunciar!:D

Mary on 20 de fevereiro de 2011 às 00:15 disse...

Só tenho 2 comentários:

- Já não era sem tempo!

- Nunca mais nasce!!!

Rita on 20 de fevereiro de 2011 às 00:43 disse...

ahaha acho que foram as frases que mais me disseste nas ultimas semanas :D Pelo menos livrei-me de uma e só faltam 4 meses para me livrar da outra :D

♥ Nia on 24 de fevereiro de 2011 às 11:56 disse...

Parabéns!!!!! :D
E obrigada pela visita no meu blog e pelo comentário, palavras queridas sempre nos fazem sorrir =)

A Cross Stitcher é só ponto cruz mesmo, fica mais cara do que uma revista portuguesa mas vale três vezes mais a pena :) Tem muitas coisas fofas, actuais e bonitas! Eu adoro. Sinceramente deixei de comprar Labores de Ana e Penelopes e essas todas heheeh

Tudo de bom para ti e para o rebento que vem por aí!!! :D

Rita on 24 de fevereiro de 2011 às 22:41 disse...

Obrigada Nia! Pelos parabéns e por teres vindo ao meu humilde blog;)

Pois eu tenho comprado a Labores e algumas desse género mas aquilo traz 2 ou 3 coisas engraçadas e mais de metade da revista para mim não se aproveita..mtas das vezes pq não é só ponto cruz.
Se calhar vou apostar nessa!
Obrigada pelo teu comentario;) Beijinhoss

Enviar um comentário

 

Original Baby Blog template designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez