Lilypie First Birthday tickers

24 de fevereiro de 2011

Mais queixinhas!


::


Já hoje dizia lá na farmácia que pareço os velhos..todos os dias me queixo! 
Desde ontem à noite que ando com uma sensação de enfartamento, cheia..nem sei bem explicar. Como agora os orgãos estão todos "baralhados" nem estava a conseguir localizar de onde vinha aquela sensação....mas já percebi que é no estômago que, neste momento, está mais deslocado para cima. No entanto, ontem até só comi uma canja ao jantar e nem tenho comido nada de especial nos últimos 3 dias porque ainda ando a recuperar da diarreia e vómitos que tive. Mas isto era uma sensação diferente..apesar de também me parecer (digo parecer porque a certa altura já nem sei bem explicar o que sinto!) sentir um pouco enjoada. Para ajudar à festa, também sentia alguma falta de ar e compressão no diafragma, mas isso já eu sabia que acontece, porque além de ser normal (dado que agora o dito também se encontra comprimido), tenho isto desde quase o inicio da gravidez...e com o aumento do útero, só piorará. 

Quando me deitei estas sensações todas só pioraram...tive de estar primeiro com a almofada dobrada em dois para estar mais alta e demorei séculos a adormecer. Além de tudo isto, também sentia uma espécie de refluxo, tipo azia, desde o estômago até à garganta que me fazia estar sempre a engolir para ver se desaparecia (sim, tentem não visualizar...não é agradável!)

Hoje as sensações todas continuaram de manhã e durante a tarde e agora à noite parece que ainda é pior. Pelo que sabia e pelo que pesquisei, já percebi que é a chamada azia ou refluxo que as grávidas têm a partir, principalmente, do 3º trimestre (faltam-me 2 semanas para tal mas parece que se adiantaram!) e que de noite pioram bastante. Isto resulta da pressão que o estômago e intestino sofrem devido ao útero cada vez maior, tornando as digestões mais lentas e fazendo com que a comida suba para o esofago (lindo, não é?). Também contribui para tal o aumento do nível da hormona progesterona que leva a um relaxamento generalizado dos órgãos, nomeadamente do esfíncter esofágico inferior – válvula situada entre o estômago e o esófago. E embora este se encontre normalmente bem fechado, o relaxamento deste órgão vai permitir que conteúdo do estômago volte para o esófago, provocando a tal irritação, ardor, azia, wtv, que não é nada agradavel!
E pronto...há que aguentar...ver se hoje coloco mais uma almofada para elevar a cabeça e tenho de comer um bom par de horas antes de ir para a cama. O que vale é que os meus jantares são muito leves ultimamente (sopa ou um pão e leite e assim), o que já ajudará.

Também tenho esperança que isto ainda seja tudo um pouco reflexo do que tive há 3 dias e que passe aos poucos nos próximos tempos....no entanto, é melhor mentalizar-me que não será assim.:p

Apesar de me queixar, continuo a adorar a minha gravidez e o facto de a barriga estar cada vez maior...apetece andar na rua com a barriga empinada para as pessoas repararem ehehe Falando nisso, a ver se este fim-de-semana lhe tiro mais umas fotos para mais tarde recordar o aumento de semana para semana. Falando em semanas....22 semanas hoje :)


4 comentários on "Mais queixinhas!"

Mary on 25 de fevereiro de 2011 às 00:57 disse...

Baguiguinhaaaaaaaaaaa

As tuas descrições tão não dão vontade de engravidar :P

Rita on 25 de fevereiro de 2011 às 01:04 disse...

Opahh...são queixas de dores normais de grávida. Tomara eu que fiquem só por este género que é o mais usual! Além disso, o objectivo é eu registar o que me acontece..não tenho culpa de ter sido uma semana menos boa:p

♥ Nia on 25 de fevereiro de 2011 às 13:06 disse...

Olá Rita :)
As meninas Gorjuss é só mesmo ponto cruz, é um gráfico normal. Tem apenas nózinhos francês nos olhos e nada mais foge disso :)

Para 2011 tenho nos planos de 'fazer crescer a barriga' hehehe ou pelo menos deixar a coisa acontecer! Vamos ver como corre ;)
Vai ser interessante acompanhar o teu blog, obrigada pela partilha que aqui fazes :)

Rita on 26 de fevereiro de 2011 às 01:17 disse...

Olá Nia!
Obrigada, mais uma vez, pelo teu comentário tão simpático e pelo esclarecimento.
Eu casei em 2009 e tb spre tive a ideia de ser este ano que teria o filhote (até pq não estou a ficar mais nova!) e pelos vistos, está em bom andamento!;)
Vais ver que daqui a uns tempos serás tu a contar o mm!:D
beijinhos

Enviar um comentário

 

Original Baby Blog template designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez