Lilypie First Birthday tickers

27 de fevereiro de 2011

As primeiras fotografias ;)

5 comentários
.


Hoje é dia de foto reportagem...vou deixar aqui as ecografias que fiz até agora :D Desculpem lá a qualidade não ser das melhores e o facto de estarem um pouco tortas mas pronto, vale a intenção:p

 Aqui com 8 semanas e 6 dias..um feijãozinho!

Já com 11 semanas e 6 dias...a tomar forma de bebé a sério:D

Aqui na consulta das 15 semanas e 6 dias..quando soubemos que era um pilocas!:D (Nota-se bem, não?:p)

Entretanto às 20 semanas e 4 dias fiz a ecografia morfológica numa clinica, mas todas as ecografias que eles imprimiram eram dos diversos orgãos, pois é a eco em que se vê se está tudo a formar-se devidamente. Pensei que dessem uma ecografia geral, mas não. Acho que agora só aos 7 meses volto a fazer. Ver se me lembro de pedir uma em que ele se veja todo...se bem que já li algures que nesta altura já não se consegue imprimir uma só foto dele inteiro por já estar grandinho. A ver se depois tiro essa dúvida.

Vi hoje uma tabela do tamanho médio do crescimento dele e, de acordo com ela, o nosso filhote terá agora, às 22 semanas, cerca de 27,8 cm (da cabeça ao calcanhar) e o peso rondará as 430 gramas. Está a ficar grandote :D (ele e a minha barriga:p)






24 de fevereiro de 2011

Mais queixinhas!

4 comentários
::


Já hoje dizia lá na farmácia que pareço os velhos..todos os dias me queixo! 
Desde ontem à noite que ando com uma sensação de enfartamento, cheia..nem sei bem explicar. Como agora os orgãos estão todos "baralhados" nem estava a conseguir localizar de onde vinha aquela sensação....mas já percebi que é no estômago que, neste momento, está mais deslocado para cima. No entanto, ontem até só comi uma canja ao jantar e nem tenho comido nada de especial nos últimos 3 dias porque ainda ando a recuperar da diarreia e vómitos que tive. Mas isto era uma sensação diferente..apesar de também me parecer (digo parecer porque a certa altura já nem sei bem explicar o que sinto!) sentir um pouco enjoada. Para ajudar à festa, também sentia alguma falta de ar e compressão no diafragma, mas isso já eu sabia que acontece, porque além de ser normal (dado que agora o dito também se encontra comprimido), tenho isto desde quase o inicio da gravidez...e com o aumento do útero, só piorará. 

Quando me deitei estas sensações todas só pioraram...tive de estar primeiro com a almofada dobrada em dois para estar mais alta e demorei séculos a adormecer. Além de tudo isto, também sentia uma espécie de refluxo, tipo azia, desde o estômago até à garganta que me fazia estar sempre a engolir para ver se desaparecia (sim, tentem não visualizar...não é agradável!)

Hoje as sensações todas continuaram de manhã e durante a tarde e agora à noite parece que ainda é pior. Pelo que sabia e pelo que pesquisei, já percebi que é a chamada azia ou refluxo que as grávidas têm a partir, principalmente, do 3º trimestre (faltam-me 2 semanas para tal mas parece que se adiantaram!) e que de noite pioram bastante. Isto resulta da pressão que o estômago e intestino sofrem devido ao útero cada vez maior, tornando as digestões mais lentas e fazendo com que a comida suba para o esofago (lindo, não é?). Também contribui para tal o aumento do nível da hormona progesterona que leva a um relaxamento generalizado dos órgãos, nomeadamente do esfíncter esofágico inferior – válvula situada entre o estômago e o esófago. E embora este se encontre normalmente bem fechado, o relaxamento deste órgão vai permitir que conteúdo do estômago volte para o esófago, provocando a tal irritação, ardor, azia, wtv, que não é nada agradavel!
E pronto...há que aguentar...ver se hoje coloco mais uma almofada para elevar a cabeça e tenho de comer um bom par de horas antes de ir para a cama. O que vale é que os meus jantares são muito leves ultimamente (sopa ou um pão e leite e assim), o que já ajudará.

Também tenho esperança que isto ainda seja tudo um pouco reflexo do que tive há 3 dias e que passe aos poucos nos próximos tempos....no entanto, é melhor mentalizar-me que não será assim.:p

Apesar de me queixar, continuo a adorar a minha gravidez e o facto de a barriga estar cada vez maior...apetece andar na rua com a barriga empinada para as pessoas repararem ehehe Falando nisso, a ver se este fim-de-semana lhe tiro mais umas fotos para mais tarde recordar o aumento de semana para semana. Falando em semanas....22 semanas hoje :)


22 de fevereiro de 2011

Mau dia:(

3 comentários
Ontem o dia foi para esquecer. Acordei um pouco mal disposta, mas até pensei que seria fome, pois não comia desde as 11h da noite do dia anterior, e nem tinha comido muito, e não posso estar muitas horas em jejum. Por isso comi uma bolacha e fui tomar banho. Mas no banho continuei a sentir-me mal...indisposta e estranha. Quando desci para tomar o pequeno almoço, optei por nem beber leite porque a indisposição já era muita. Conclusão: um dia passado entre a cama e o sofá e a casa de banho com diarreira e muitos enjoos. Não sei como não vomitei, mas estive várias vezes à beira disso...nem me quero lembrar:/ Hoje ainda fiquei por casa a recuperar (até porque ontem não comi quase nada o dia inteiro), mas felizmente a diarreia e os enjoos passaram e só me sinto cansada e dorida.
Ontem claro que liguei logo à médica. Ela disse que devia ser um vírus, porque anda aí um virus a atacar várias pessoas e para eu me hidratar, seria o principal...só se piorasse muito é que lhe voltaria a ligar ou iria ao hospital. Fiquei um pouco mais calma, porque o mau estar eu aguentava, o pior era saber se poderia estar a fazer algum mal ao bebé...mas senti-o muitas vezes e hoje também, portanto só deve ter sofrido com fome mesmo:p Hoje já comi um pouco mais, mas sempre em pequenas doses, com receio.
Vamos lá ver se amanhã estou completamente boa, porque esta sensação de doente é para esquecer:/

21 de fevereiro de 2011

O 1º Babete :D

2 comentários
:

Ok..começa então, oficialmente, a lamechiche de futura mãe.:p Como adoro e sempre fiz (ás vezes páro durante uns meses, admito) ponto cruz, apeteceu-me bordar uns babetes e fraldas para o futuro rebento:p Provavelmente nem os usará, mas em vez de bordar outra coisa sem grande utilidade, decidi-me por estes 2 itens, que nem que não se usem, ficam sempre bem para mais tarde recordar :D

Este foi o primeiro babete! E convém serem desenhos pequenos, senão não os acabo antes de ele entrar na primária! Sim, porque tenho um quadro que nunca acabei e tenho outro que estou há uns 2 anos para tentar acabar..mas já estive mais longe!
E pronto..hoje é só:D


 


19 de fevereiro de 2011

O primeiro, finalmente! :)

9 comentários
.

O primeiro é o que custa mais, portanto cá estou eu, depois da minha irmã me ter posto este cantinho bonito, finalmente a fazer o primeiro post...antes que o rebento nasça e este blog continue em branco. É uma falha ainda não o ter feito, mas o tempo parece que não dá para nada...a não ser para trabalhar e dormir (alguma coisa).

Assim sendo, este será o meu cantinho, mais ou menos privado, onde irei falando da minha gravidez e, mais tarde, desse bebé (lindo, claro está!:p) já no seu novo mundo ;) Servirá como uma recordação para mim, para mais tarde, e, quem sabe, também para ele, se tiver paciência para ler o que a mãe escrever :)

Estou, portanto, com 21 semanas e 2 dias de gestação!:)
Posso dizer que felizmente, até agora, tenho tido uma gravidez bastante calma e serena. Nos primeiros 3 meses tive os habituais enjôos, em que estava quase a dar em doida, porque andava mal disposta desde manhã até à noite...só passava mesmo quando conseguia adormecer. Felizmente nunca cheguei a vomitar (até porque essa façanha para mim só acontece em última instância mesmo), mas a má disposição e enjôos eram demais!
Daí nem conseguir comer muito nessa altura e, assim, conseguir manter um peso bastante aceitável. A minha obstetra também é bastante exigente no que diz respeito ao peso, porque quer evitar complicações durante a gravidez (diabetes gestacional e assim) e mesmo durante o parto, pois quando não se ganha um peso exagerado, o parto torna-se bem mais fácil. Além disso, depois não custará tanto a voltar ao peso inicial.
Até agora posso dizer que estou no bom caminho porque só engordei 2 quilos, o que, segundo o normal, é bem abaixo da tabela. Só espero continuar assim.
Também, sou sincera, não tem sido muito dificil, porque felizmente não ganhei aquela fome extra de devorar tudo o que me aparece à frente de que tantas grávidas se queixam. Tenho a fome normal e tento comer alimentos que sei que vão trazer mais nutrientes ao bebé. Claro que, de vez em quando, lá faço uns disparates e lá vão uns doces ou um MacDonalds (se alguém fizer queixa à minha médica eu desminto tudo!!).

Passados os enjoos das primeiras 12 semanas (e foram praticamente mesmo apenas as 12 semanas iniciais), continuei com uma gravidez bastante calminha. Sempre tive, desde o inicio, umas dores no baixo ventre, mas que são devido às fibras do útero estarem a esticar (a fazer o devido trabalho, portanto)..são semelhantes a dores da menstruação, mas que não duravam muito..íam e vinham, faceis de aguentar.
Na semana passada, essas dores tornaram-se, de repente, muito fortes e eu entrei um pouco em pânico, porque fiquei com receio de não serem dores normais. Tentei achar a minha médica, mesmo durante o fim-de-semana e tudo, mas não consegui porque ela estava fora da cidade. Portanto, liguei a um grande amigo dos meus pais, ginecologista e obstetra (e que, por acaso, foi quem me pôs neste mundo) e ele acalmou-me e disse que seriam só as tais dores ligamentares e para eu ir comprar uma cinta de sustentação imediatamente. Eu já tinha uma encomendada há uns dias na farmácia do marido, mas como nunca mais vinha, nesse dia (sábado passado) tive de ir comprar uma de urgência. E a verdade é que as dores melhoraram quase de imediato. Continuo a tê-las (mais à noite depois de andar o dia todo de pé a trabalhar), mas aguentam-se melhor e a cinta ajudou bastante, até porque a barriga começa a crescer e serve de apoio.

E sim, esta barriga, nas últimas 2 semanas, começou a crescer feita doida! Até um pouco antes das 20 semanas ninguém percebia que eu estava grávida...apenas quando eu contava (e nem contei a muita gente até essa altura). Mas agora deu um verdadeiro pulo (ela tem que crescer, right?) e agora, mesmo na farmácia, quase toda a gente se apercebe e me pergunta se estou de bebé...acho que já passei aquela fase em que ficam na dúvida se estou grávida ou um pouco mais gorda :P Até porque como está empinada e redondita, percebe-se que não é gordura:p

E, para ficar registado, comecei a sentir este feijãozinho no dia em que completei 20 semanas! De inicio, fiquei na dúvida se seria ele...já tinha lido que podemos ficar na dúvida, porque é parecido com borbulhinhas ou, ás vezes, até com movimentos do intestino. E eu sentia assim uma espécie de borbulhar no fundo do ventre..mas aquilo aconteceu várias vezes, até que percebi que era mesmo ele. Coincidiu, aliás, com a altura em que comecei com mais dores. E agora, todos os dias o sinto...não muitas vezes, mas algumas, principalmente quando estou sentada..a maior parte das vezes até quando faço a viagem de 30 minutos de casa-trabalho ou trabalho-casa.
É muito reconfortante senti-lo..saber que está ali a mexer-se dentro de nós..é também bem estranho:)

No dia 14 de Fevereiro (sim o dia dos namorados este ano ficou bem marcado) fiz a ecografia morfológica dos 5 meses e pude ver os orgãozinhos dele todos (ou acreditar no que a médica me apontava porque aquilo me parecia tudo igual!!) e saber que está tudo normal com o seu crescimento, o que me deixou bastante descansada e mais calma, pois é uma eco que marca uma fase muito importante. Confirmou-se também que é um menino! :) A minha médica, na ecografia dos 4 meses, já nos tinha dito que era um menino (e tinhamos visto a pilinha e tudo:)), mas como aos 3 meses nos disse que era muito provável que fosse uma menina, estávamos ainda com algumas incertezas ehehe Mas é um pilocas ;) Ainda sem nome, mas também ainda falta muito tempo!

Bem e para primeiro post, acho que já chega. Vamos esperar que eu consiga actualizar isto frequentemente! :)

E obrigada futura tia por teres posto o cantinho do teu futuro sobrinho tão fofo!;)















 

Original Baby Blog template designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez